sábado, 18 de outubro de 2008

entrelinha

Uau, já faz um tempão que eu não colo aqui e dou inicio ao processamento dos fatos...Sim, processamento, pq o que eu escrevo pode até não fazer sentido pra vc, mas faz pra mim. A idéia desse blog é digestão e entendimento, mais do que os fatos em si. E andei meio a esmo sem querer muito entender ou processar nada. Queria apenas viver e vivendo, ir transformando os pedacinhos de mim sem me preocupar muito com o destino que tais mudanças provocariam. E pra ser sincero (já que me acompanhas tenho que ceder à sinceridade), não sei o que mudou. Não sei se mudei e também não sei se tenho algo além dos fatos pra te contar...
A vida universitária, como me é de costume, é um atropelamento da vida. A questão acadêmica invade a vida privada e a inquietação não deixa meus pensamentos tão cedo. Muitas vezes não tenho idéia do que fazer com tanto pensamento e acabo por abrir mão daquilo que não sei lidar e me abrigo em algumas “certezas”. Dessa vez, estou tentando ser diferente e, ao fazê-lo tenho momentos de pura glória e libertação, de desprendimento. Mas nos intervalos (que costumam ser mais longos) o que tenho é uma grande sensação de estafa; de não saber, de não entender, de incapacidade. Não, eu não estou menosprezando ou me colocando em posição de inferioridade, estou apenas dizendo que em certos momentos a angústia toma conta com certa melancolia. Mas é essa mesma angustia e essa mesma melancolia que me impulsionam a ir além...
OU seja, faz tudo parte do processo...
E porque escrevo tudo isso agora? Escrevo pra me justificar. Você que tão humildemente me acompanha nessa viagem foi impedido durante certo tempo de invadir meus pensamentos, minhas idéias, minhas vivencias. E te conto que durante todos esse dias pensava sempre em vir aqui te dizer baixinho, quase ao pé do ouvido, o que vem guiando meus pensamentos, mas nunca me sentia pronto. Não sabia o assunto que queria tratar com você, não sabia como pegar em sua mão e te trazer pro meu lado. E agora que estás aqui ainda me sinto um tanto perdido.
Não sei se quero discutir arquitetura, tenho lido os situacionistas, tenho pensado na congestão, na liberdade, na flexibilidade e ao mesmo tempo, nas infra-estruturas, nos entre espaços, nos interstícios...
Não sei como te dizer de Amstedam...de ver o trabalho lindo do WEST 8 em Borneo, dos impressionantes espaços gerados pelos “cubos famintos” do MVRDV, de ver o baixio do NL, ir ao escritório do NL e me sentir em contato com uma mentalidade outra de pensar e fazer arquitetura, de ver a “maquetinha” do Basket Bar, da vontade intensa de cutucar o professor com currículo embaixo do braço e pedir uma vaguinha...
Fico confuso ao te contar sobre Nuenem (uma vilinha ao lado de Eindhoven onde van Gogh morou por 2 anos), sobre Eschede (cidade ao Norte, no limite c a Alemanha), sobre o cano do banheiro que resolveu inverter sua função e vomitar água ao invés de absorvê-la...
Como não sei bem como imprimir em palavras aquilo que ainda não entendo, estendo-te agora minha outra mão e permito que olhe nos meus olhos. Os meus olhos te guiarão, para além das palavras, vão imprimir em imagens aquilo que eu não sei dizer.O que permanecer obscuro, ficará na entrelinha. Confio na entrelinha e confio na sensibilidade de quem olha em meus olhos. Talvez você até consiga ir além de mim e ir preenchendo os interstícios dos meus pensamentos. Se vc ficar perdido no entre, não se acanhe. Vc estará comigo e juntos tentaremos decifrar o que eu também não entendo...



Amsterdam:

O belíssimo trabalho do WEST 8 ... (acima e abaixo)
abaixo: as "caixas famintas" do MVRDV...


A8: o baixio do NL...


Escritório NL:


Nuenem:



Enschede:


















5 comentários:

babuína disse...

Eita Fê! Muito bom descobrir outro país através dos seus olhos! Parece que tô ouvindo vc me contar tudo sobre ele. Mas tenho que te dizer uma coisa: a sua viagem também está fazendo com que eu me redescubra. A gente não tem que se conhecer, ter certeza de quem é. Temos que nos descobrir pessoas diferentes a cada etapa. E é muito bom ter um amigo-irmão que, mesmo longe, continua a me instigar esta descoberta. Saudade imensa! bjooo

Lica disse...


você é o máximo!!

Além de escrever lindamente suas fotos tb são ótimas! Por favor, continue se expressando e mostrando seus dias ai do jeito que quiser, pq de tds as maneiras é apaixonante poder participar.

Bjoooo

Papo de Menina! disse...

Oi Fê, fazia tempo que vc naum nos dava o prazer de te ouvir e fazia tempo que eu não escrevia pra você...
Nossa Fê, que saudades de vc, sério, ta começando a ficar chato, ta começando a doer.....
Vc me faz muita falta, nossa demais!
Sei que vc queria estar do meu lado e discutir comigo e com a Pri tudo que tem acontecido em nossas vidas. Mas você e ela estão certos, está sendo muito bom passar por tudo isso, está sendo bom ter momentos de reflexão (pessoal) sozinhos....

Mas de qquer forma, sinto sua falta!

Flá Moreira disse...

E já faz outro tempão q vc não posta de novo!!!
Cadê, quero mais textos lindos, quero mais experiências incríveis e intensas, quero mais o meu ler sobre o meu irmão nessas linhas e senti-lo aqui pertinho!
Te amooooo!
Desculpa a ausência presencial nos coments no seu blog, mas pode ter certeza q você está em todas as minhas orações!
Beijooooooosss

Gomarotec disse...

Hello!

Its Marc, you've got a Blog that's great! I always wanted to have a Blog...so comming to netherlands was the opportunity to do one, I try to updated frequently but is difficult...and now that my lovely sister when she come to eindhoven "stollen" my camara for accident, I haven't got pictures...I must wait she send me the camara!

See U!

Marc